Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Quem será o Presidente da CMSM
Hermenio Fernandes (MPD)
Carla Carvalho (PAICV)
Nha Correia (Independent)
Nenhum
Ver Resultados



ONLINE
3


Partilhe esta Página

Calheta de São Miguel: Homem agride mãe e é esfaqueado pelo irmão

Um homem vai ser apresentado ao tribunal, este sábado, por ter esfaqueado um irmão que terá agredido a mãe deles.

Calheta de São Miguel: Homem agride mãe e é esfaqueado pelo irmão

O caso aconteceu, na noite de ontem (sexta-feira) na localidade de Varanda, em Calheta de São Miguel.

O irmão ferido, conhecido por Bayaia, foi evacuado de emergência para o hospital regional Santiago Norte.

A mãe, Nanda, ficou em observação no Centro de Saúde local, depois de ter sido agredida nas costas pelo filho esfaqueado, momentos antes do sucedido.

Já o outro interveniente, Luís Miguel, foi detido pelo Polícia Nacional. Vai ser apresentado este sábado ao Tribunal da Comarca do Tarrafal, para conhecer a referida medida de coação.

GSF

Um homem vai ser apresentado ao tribunal, este sábado, por ter esfaqueado um irmão que terá agrido a mãe deles.

Herménio Fernandes
Herménio Fernandes

“Transformar São Miguel no melhor sítio para viver em Cabo Verde”. Esta é a motivação por detrás da candidatura de Herménio Fernandes à Câmara de São Miguel.

O que é que o motivou a entrar na corrida à CMSM?

A minha motivação deve-se, em primeiro lugar, ao amor, ao meu compromisso em servir a minha terra e o meu povo. São Miguel e os micaelenses fizeram tudo por mim, tudo o que sou devo a eles. É hora de retribuir. É hora de por tudo aquilo que aprendi, durante os 10 anos a gerir pessoas e negócios, ao serviço da minha terra e das minhas gentes. Tenho um projeto ambicioso para São Miguel e para as pessoas que vivem, investem e visitam a nossa terra: transformar São Miguel no melhor sítio para se viver em Cabo Verde, é o que move a minha candidatura.

Quando é que percebeu que poderia ser candidato à CMSM?

Ao substituir o meu antecessor, João Duarte, dando continuidade ao bom trabalho que vinha desenvolvendo, senti a necessidade de alterar alguma coisa para dar um novo fôlego à governação.

Fizemos algumas mudanças internas, decorrentes da necessidade de acelerar os passos e as respostas às demandas que são próprias do processo de desenvolvimento de um município ou de uma região. Introduzimos algumas inovações, motivamos os colaboradores e criamos um ambiente propício à colaboração. Consequentemente, o nível de produtividade e os resultados foram surgindo com naturalidade. Confesso que os desafios são enormes, mas a vontade de trabalhar neste município é ainda maior.

O que mais me motiva ainda, é ver que as pessoas estão satisfeitas, que a auto-estima está a aumentar e que estão felizes com o caminho que estamos a seguir. Isto, tudo reforça a minha convicção de que vamos vencer todos os obstáculos e garantir a felicidade de todos. São Miguel tem tudo para dar certo. Encontrei uma câmara em condições de avançar. A anterior gestão não comprometeu o futuro deste município. Este município não vai parar. Vai seguir em frente.

Há mais candidatos nesta corrida pela autarquia de CMSM, espera ser o escolhido?

Sou o escolhido do povo de São Miguel e do povo do partido e dos sem partido. Mas, isto deve-se ao facto da minha abrangência, em tudo. Trabalho com honestidade e transparência, com todos. Sou um presidente de todas e todos, trabalho sem olhar para o relógio, para servir com elevação e resultados. Não sei ser diferente. A minha marca ou diferença é estar em servir sem diferenciar. Utilizar a coisa pública para todas e para todos. O meu compromisso é trabalhar para as pessoas, construir um município virado para as pessoas e para a resolução dos problemas das pessoas.

Há vozes que dizem que ainda é muito jovem para assumir um município, concorda?

Esta avaliação deixo para os outros. Em 4 meses, se houver rigor e honestidade na avaliação, as respostas poderão ser encontradas ali. Mas respeito o que as pessoas pensam ou, eventualmente, poderão pensar. A capacidade para liderar não se mede pela idade, até porque, apesar dos meus 32 anos, já tenho 10 anos de experiência em gestão. Mas, nunca ascendi a cargo algum por nomeação, sempre passei por escrutínio. Trabalhei durante 14 anos numa empresa privada, dos quais 10 em gestão e acedi aos cargos de gestão sempre por via de concurso.

Se foi eleito presidente qual são os seus planos para o concelho?

Se for eleito darei uma atenção redobrada à educação, ao saneamento e ao ambiente, à requalificação urbana e da orla marítima, ao turismo, negócios, e inclusão social das famílias micaelenses. Tenho por mim que qualquer região para se desenvolver, é fundamental que haja dinamização da economia local. A economia local só se tornará dinâmica se conseguirmos dar respostas fortes aos desafios que acima elenquei.

São Miguel, a cidade da Calheta, vila de Achada Monte, e as nossas aldeia,s só serão competitivas e atractivas, se conseguirmos resolver os problemas acima referidos. Temos ainda que apostar fortemente na valorização do nosso território e da nossa Cultura. O Desporto é uma outra área que irá merecer uma grande atenção da nossa parte. Temos como meta colocar São Miguel no top 5 dos indicadores de qualidade de vida no país, em matéria de criação de emprego, nascimento de MPME´s, saneamento, acesso à água potável e redução da pobreza. No fundo, sermos os melhores em todos os indicadores de bem-estar.

 

Maria Tavares

https://anacao.cv/2016/06/21/autarquicas-2016-hermenio-fernandes-quer-transformar-sao-miguel-no-melhor-sitio-para-viver-em-cabo-verde/